quarta-feira, 18 de julho de 2012

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA


   Desde o dia 16 de julho, os professores da Escola Barão de Ibicuí participaram da Formação Pedagógica da 3ª CRE, no dia 16/07 em Taquari e no dia 17/07 no CEAT - Comunidade Evangélica, de Lajeado-RS.
   No dia 16/07 hou uma palestra com o Professor Gilson dos Anjos, falando sobre a Pesquisa Sócio-antropológica. 
   Já no dia 17/07 a  formação contou com duas palestras, além de apresentações de dança e canto oportunizadas por alunos inseridos no Programa Mais Educação. Na parte de manhã, o momento ficou a cargo da Profª Drª Mônica Ribeiro da Silva (UFPR), que tratou sobre o tema "Juventudes, escola e trabalho", quando delineou um panorama da educação no Brasil e a importância de preparar o aluno do Ensino Médio para aprendizagens que sejam significativas à fase de vida que ele se encontra, ou seja, a sua juventude e lembrou que "os professores devem ser especialistas em juventude, em diálogos, para que assim haja o processo de mudança no ensino dos discentes".
   Na parte da tarde, o aplaudido e bastante conhecido professor Drº Gaudêncio Frigotto (UFRJ) manteve a plateia silenciosa ao discorrer sobre o tema "O trabalho como princípio educativo". Dialogando desde a inserção da escola no mundo das crianças até a importância do trabalho como uma efetiva prática educativa, Frigotto salientou ainda que "há pais que estão criando mamíferos de luxo, ou seja, crianças e jovens que não sabem de onde as coisas vêm, que não dão o devido valor para o suor de alguém que trabalha duro para criar o bem de serviço e para colocá-lo dentro de suas casas", assim o papel da escola em promover debates que permeiam esta temática do trabalho ligado a um direito do cidadão, que o eleva a uma melhor condição de vida.

Créditos: Professora Daniela Jantsch
Aqui alguns registros:



















Nenhum comentário:

Postar um comentário